O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E A DEMANDA DAS EMPRESAS DE MÁRMORE E GRANITO DO MUNICÍPIO DE VARGEM ALTA – ES

Renan Ferreira da Silva, Alice Tavares Nespoli

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender as necessidades das empresas de mármore e granito, sediadas no município de Vargem Alta, diante das situações que exigem um profissional de contabilidade, no intuito de correlacionar as competências e habilidades imprescindíveis para o perfil do contador com a rotina do empresário. Para a execução do estudo, utilizou-se uma pesquisa de campo em caráter exploratório, a fim de obter dados que comprovem as necessidades das empresas atrelada ao perfil ofertado no município. Com esse intuito, foram aplicados questionários fechados aos ex-alunos formados em Ciências Contábeis, assim como, aos empresários de empresas no ramo do mármore e granito e, por fim, aos proprietários de escritórios de contabilidade. Para o tratamento estatísticos de dados, analisou-se de forma descritiva os resultados alcançados. Os resultados evidenciaram que os profissionais que se formaram no curso de Ciências Contábeis, apesar de jovens, em sua maioria, não estão exercendo a profissão e nem sequer estão registrados no Conselho Regional de Contabilidade. Constatou-se que é de suma importância que o profissional de contabilidade tenha um perfil inovador, dinâmico, analítico, argumentador, focado nas mudanças constantes da legislação, tendo, dessa forma, participação efetiva no processo decisório das empresas.

Palavras-chave


Competências; Habilidades; Perfil do Contador; Necessidades dos Empresários;

Texto completo:

PDF

Referências


Cardoso, J. L. Souza, M. A. de. Almeida, L. B. (2006). Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. [versão eletrônica]. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 3(3), 275-284.

Fari, M. A. Nogueira, V. (2007). Perfil do profissional contábil: relações entre formação e atuação no mercado de trabalho. [versão eletrônica]. Perspectivas Contemporâneas, 2(1), 117-131.

Fortes, J. C. (2001). Manual do contabilista. Vitória: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed). São Paulo: Atlas.

Lakatos, E M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. (5a ed). São Paulo: Atlas.

Machado, V. S. de A.; Nova, S. P. de C. C. (2008). Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. [versão eletrônica} Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 2(1),

Massucatti, V. (2001). O Contabilista: um novo perfil do profissional no mundo dos negócios. Linhares: RS Editora.

Santos, J. L. dos et al. (2005). Fundamentos da teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas.

Silva, G. C.; Ferreira, C. D. (2016). Análise do perfil do profissional contábil: exigências do mercado de trabalho e formação acadêmica. Disponível em Acesso em: 21 fev. 2017.

Teixeira, T. B.(2012). Teoria da contabilidade. Uberaba: Universidade de Uberaba.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Renan Ferreira da Silva, Alice Tavares Nespoli

Revista Cientifica da Faccaci

ISSN 2594-6455