SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DE UMA MICROEMPRESA NO RAMO DE SUPERMERCADOS

Jéssica Batista Molinaroli, Marciel José Entringer, Mayra Mayra Marquete, Ednéa Zandonadi Brambila, Valderedo Sedano Fontana

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo analisar a prestação de serviço de um supermercado local, tendo como base os níveis de satisfação dos clientes que frequentam o mesmo. É de conhecimento entre os empresários que o mercado varejista é o que mantém uma maior proximidade com os consumidores, oque não exclui o empresário varejista de ter uma visão exterior do seu negócio. Através desse artigo, a empresa em estudo obteve conhecimento de como é vista pelo seu público. A metodologia utilizada nesse artigo é de caráter descritivo, com estudos bibliográficos, sendo usados critérios de estudos exploratórios e realizada uma pequena amostragem com alguns clientes do supermercado. Os dados para a amostragem foram coletados através de um questionário de perguntas objetivas. Observou-se que ouvir o cliente é muito importante para a empresa, mesmo que não tenha procedimentos formais para esta coleta.

Palavras-chave


Satisfação. Lealdade. Clientes.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva 2005.

CLARO, Danny Pimentel. Marketing de relacionamento: conceitos e desafios para o sucesso do negócio. São Paulo: IBMEC WORKING PAPER 21, 2006.

COBRA, Marcos, Henrique Nogueira. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas. 1997.

DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao público nas organizações. Brasília: Editora SENAC, Brasília – DF, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE. Cidades: Cachoeiro de Itapemirim. Disponível em: . Acesso em 06 de abril de 2016.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamentos e aplicações à realidade brasileira. 1. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

LOBOS.J. Encantando o cliente externo e interno. 7.ed., São Paulo: 1993

MINCIOTTI, Silvio Augusto; KIYOHARA, J.H. Atenção total ao cliente: “Comitê de Clientes” do Sé Supermercados. In: IV SEMEAD – Seminários em Administração, 1999.

ROJO, F. J. G. Supermercados no Brasil: qualidade total, marketing de serviços e comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 1998.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

WHITELEY, R. C. Empresa totalmente voltada para o cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Jéssica Batista Molinaroli, Marciel José Entringer, Mayra Mayra Marquete, Ednéa Zandonadi Brambila, Valderedo Sedano Fontana

Revista Cientifica da Faccaci

ISSN 2594-6455